Equilíbrio Emocional

Equilíbrio Emocional: você entre, a razão e emoção.

Você e Suas Emoções

O Ser Humano é influenciado pelo ambiente social no qual está inserido e pela atitude mental, no qual ambos são responsáveis, por produzirem sentimentos, emoções, paixões e anseios.

As nossas emoções são impulsos inconscientes interligados à respostas químicas neurais, envolvidas pela complexidade de memórias afetivas vivenciadas de diferentes formas, estimuladas por meio de questões sociais, culturais e sócio econômicas.

Estes impulsos inconscientes são conhecidos na história, por instinto de sobrevivência na evolução da espécie humana desde da pré-história. Deixou registrado na memória inconsciente, um repertório emocional gerador de ações comportamentais de defensa. Uma defesa inata, por questão de sobrevivência!

No cérebro existe uma área chamada de sistema límbico, responsável pelos nossos sentimentos e controle das emoções. Não existe uma definição exata que caracterize a emoção, mas estudos científicos podem nos ajudar a compreende-la.

As ciências da saúde tem comprovando que a mente, o corpo e espírito são inseparáveis dentro do ser humano, mas as emoções existentes pertencem exclusivamente ao domínio da psique humana, vinculadas ao estado mental de oscilação e perturbação do indivíduo.

Identificando Emoções

Há um turbilhão de emoções dentro de nós, mas poucas palavras que possam definir cada uma delas. Compreender as emoções em si mesmo e nas relações interpessoais é uma busca desafiadora para o equilíbrio, entre razão e emoção.

Todos os dias estamos sujeitos aos desequilíbrios e insatisfações da vida, por conta de conflitos pessoais, profissionais, sociais de resultados não alcançados, advindo de humilhações, ofensas, perdas, traições, entre outros. E são estes momentos estressantes que levam o nosso cérebro ativar os circuitos neurais de ansiedade, nos colocando em estado de alerta e defensiva de forma repetitiva.

O Psicólogo americano Daniel Goleman depois de muitos anos de pesquisas sobre a consciência das emoções, apresenta em seu livro – “Inteligência Emocional, 1996 o conceito de “duas mentes” a racional e emocional. Recomendo a leitura.

A mente racional é mais intelectual, os sentimentos são mais apurados e filtrados pela coerência que nos leva a pensar antes de agir. Já a mente emocional nutre a mente racional com sentimentos mais intensos, acentuados por convicções fortes. É aquela que sente intensamente, portanto é preciso ter o equilíbrio entre as duas mentes para ocorrer a produção de comportamentos funcionais na vida humana.

“As emoções moldam o nosso caráter, a maneira de ser e como os outros nos vêem.” Daniel Goleman

O ser humano não é determinado pela personalidade, temperamento ou pelo nível intelectual, mas pela interatividade do equilíbrio entre a mente racional e emocional. Daí a importância de buscar uma consciência reflexiva do autoconhecimento.

A autoconsciência emocional oferece a compreensão do ciclo da vida em suas diferentes formas e significados auxiliando no desenvolvimento pessoal, relacional e profissional. Não conseguimos dominar tudo na vida e nem prever situações ou pessoas, sejam elas boas ou más que acabam interferindo diretamente em nosso contexto social.

Sistemas de Pensamentos

O Psicólogo americano Daniel Kahneman, 2012 descreve em seu livro – ” Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar” da mente humana. Recomendo a leitura.

Segundo estudos de Daniel Kahneman, a primeira forma de pensar é pelo Sistema Rápido. Agimos por emoções inconscientes no qual emitimos respostas automáticas sem pensar nas consequências, os pensamentos são nutridos pela intuição e emoção.

E a segunda forma de pensar é pelo Sistema Devagar – são pensamentos que demandam mais concentração e lógica impedindo ações precipitadas. As duas formas de pensar são importantes para o desenvolvimento de nossa autoconsciência e maturação sendo fundamentais para a inteligência emocional.

Reflita sobre as emoções em suas relações interpessoais, elas são controladas por sentimentos ou você consegue percebe-las?

Vou compartilhar com você algumas dicas que auxiliarão no processo de monitorização do equilíbrio emocional e fortalecimento de sua saúde mental.

Vamos, lá!

  • Evite o negativismo ou positivismo em excesso, assim você terá uma tolerância maior diante de frustrações da vida.
  • Observe suas crenças através de ações diárias percebendo a si mesmo, aprenda a avaliar os erros e acertos sendo humilde para alterar a forma de pensar, quando for necessário.
  • Acredite na capacidade de desenvolver o senso de autocontrole, assim suas decisões serão mais conscientes, positivas e assertivas.

Relações Interpessoais e Relações Emocionais

Tenho certeza que você percebeu na leitura desse texto, o quanto as Relações Interpessoais são Relações Emocionais!

Cada indivíduo possui um cérebro com duas mentes dentro de um corpo, carregando dentro de si um espírito no qual estão interligados por emoções, sentimentos e singularidades que fazem parte do maravilhoso universo chamado mente humana

Para buscar o equilíbrio entre Razão e Emoção é preciso desenvolver diariamente uma mente sociável, recíproca, empática, sensível, perceptiva aos sentimentos e emoções de si mesmo e de outras pessoas.

Abra a mente para novas conexões emocionais positivas, mesmo que você esteja vivendo o pior momento de sua vida. Acredite, situações te colocam em “estados” – você está na crise conjugal – você está no conflito com seus pais – você está depressivo – você está ansioso, mas você não é. Acredite, tudo o que começa, termina, muda ou transforma.

Em momentos de crise seja a sua melhor amiga(o), aproveite para crescer – deixe as emoções positivas irrigarem o seu cérebro por substâncias químicas do bem-estar e felicidade (dopamina e serotonina), elas regulam o nosso sono e humor produzindo disposição, motivação e nos torna mais resilientes, autoconfiantes e criativos.

A forma de enxergar o mundo pode ser treinada todos os dias. Você pode mudar suas crenças, enaltecer os pontos fortes e reconhecer as limitações. Trabalhe para ampliar a mente para crescer diariamente através de escolhas, e aprenda a enfrentar obstáculos que parecem permanentes, mas na verdade são transitórios.

A emoção faz parte da vida humana, sem ela seríamos apáticos diante da beleza da existência. Precisamos aprender a conhecer o nosso mundo interno, dominar os pensamentos sem negar os sentimentos, perceber as emoções e saber controlar somente aquelas que roubam a nossa autenticidade. A mente, o corpo e espírito são inseparáveis, dependem do equilíbrio entre si para estarem em perfeita harmonia e saúde.

Perceba-se, cuide de suas Emoções!